Cases de Sucesso

Nexa com a aplicação de subestações móveis

A Nexa está há mais de 60 anos operando e desenvolvendo ativos de mineração e metalurgia. São 8 operações distribuídas entre Brasil e Peru – sendo 3 refinarias e 6 minas -, incluindo a maior mina subterrânea de zinco no Peru (Cerro Lindo) e a maior refinaria de zinco das Américas (Cajamarquilla). Respondem por 4% da produção mundial de zinco e são a única produtora de zinco metálico da América Latina, excluindo o México. Além de produzirem cobre, chumbo, prata e ouro como coprodutos.

A Nexa está há mais de 60 anos operando e desenvolvendo ativos de mineração e metalurgia.
São 8 operações distribuídas entre Brasil e Peru – sendo 3 refinarias e 6 minas -, incluindo a maior mina subterrânea de zinco no Peru (Cerro Lindo) e a maior refinaria de zinco das Américas (Cajamarquilla). Respondem por 4% da produção mundial de zinco e são a única produtora de zinco metálico da América Latina, excluindo o México. Além de produzirem cobre, chumbo, prata e ouro como coprodutos.

Qual era o desafio da Nexa?
Ocorrências de descargas no interior do cubículo MT da subestação móvel e dificuldades de transporte do equipamento dentro da mina subterrânea

Qual a solução proposta?
Desenvolvimento de subestação móvel com painel de média tensão hermético (sem furos para entradas ou saídas de cabos) em que foram utilizadas tomadas desconectáveis. Desenvolvimento de reforços estruturais para facilitar o transporte do equipamento dentro da mina.

Qual o resultado colhido?
Aumento dos intervalos de manutenção da subestação e redução dos tempos de movimentação do equipamento até mina subterrânea.

Leia outros cases:
Quero falar com um consultor